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Combater a procrastinação

Combater a procrastinação

De tempos a tempos todos nós caímos e sofremos o efeito da procrastinação.

“…Não tenho tempo, não sou do tipo desportivo, começo amanhã, tenho mais que fazer…”

Encaremos a realidade, quando a nossa rotina diária fica mais complicada o treino é frequentemente o primeiro dos sacrificados.

Contudo há dois problemas que surgem quando baixas os braços:

1º – Quando os teus dias se tornam mais stressantes a tua mente e teu corpo precisam de uma forma de escape. Fazer exercício físico ao ar livre é indiscutivelmente o melhor libertador de todo o stress que tens acumulado, tanto física com psicologicamente.

2º – Quebrares os teus hábitos alimentares e programa de treino durante períodos muito longos podem significar a perda de tudo aquilo que até à data conseguiste à custa do teu suor e sacrifício, tornando os teus objetivos mais longínquos e difíceis de alcançar.

 

Para não te descuidares com os teus objectivos de treino quando o stress aperta e os horários se alongam, quer estejas a começar a treinar ou quer já treines com regularidade, aqui te deixamos 7 conselhos para te manter no caminho certo.

 

  1. Começa devagar

O exercício físico deve tornar-se um hábito que decorre com o tempo.

Há que saber treinar conhecendo os nossos limites iniciais e dentro das nossas capacidades, procurando sempre ir mais além gradualmente. Deves ouvir o teu instrutor e seguir os seus conselhos.

Também os hábitos alimentares devem ser pensados e graduais de forma a não desistires após a primeira ou a segunda semana.

Começar a treinar acima das tuas capacidades com muita intensidade (ex. utilizar peso a mais nos exercícios, descuidar da postura correta ao realizar exercícios) e estabelecer uma dieta irrealista da noite para o dia é o motivo porque tanta gente que começa falha e desiste antes mesmo de alcançar qualquer objectivo.

 

  1. Seguir um plano

Estudos comprovam que se contares as tuas repetições de exercícios, estas contagens ajudam-te a conhecer os teus limites e desempenho. Assim estás sempre ciente da tua evolução, sendo esta um incentivo à tua motivação.

 

  1. Ter objectivos realistas

Queres perder o pneuzinho ganho em 3 anos em 3 semanas? Queres ganhar ganhar 5 kilos de massa muscular em 5 dias? Queres perder 20 kilos em 30 dias? Esquece. Estabeleceres objectivos muito elevados para um curto período de tempo só vai aumentar a tua frustração quando não és realista.

Estabelece objectivos mais curtos, e assim, quando os atingires estes serão verdadeiras vitórias que aumentarão a tua auto-estima e motivação. São estas pequenas vitórias que te levarão a GRANDES resultados!

 

  1. Treina com um grupo e tem um instrutor

Teres um instrutor à tua espera que procurará fazer o melhor de ti faz a diferença quando chegar o momento de treinar.
Treinar com um grupo ajuda ainda a aumentar a tua motivação.

Quando treinas com um grupo, ao fim de algum tempo terás sempre um amigo que poderás encontrar no teu treino que como um camarada poderá incentivar-te e ajudar-te a manter na linha do sucesso.

 

  1. Torna o horário de treino sagrado

Tal como se fosse um programa televisivo que não percas, um encontro social imperdível ou como uma reunião importante de trabalho que não podes faltar, mantem também o teu horário de treino acima de tudo.

Se alguém te convidar para fazer qualquer coisa no teu horário de treino diz apenas que já tens planos evitando todos os aspectos ou factores de desmotivação externa ou alienação do teu horário de treino .

 

  1. Compensa-te

Quando fizeres um progresso nos teus objectivos compensa-te. Não te  esqueças de fazê-lo de uma maneira saudável (ex. um relaxante banho de imersão, compra uma nova peça de roupa).
Oferece-te a ti próprio qualquer coisa. Ou simplesmente manda-te para o chão e faz o maior número de flexões que conseguires!

 

  1. FAZ QUALQUER COISA!!

Haverá situações em que aparecerá qualquer coisa que te desvie do teu programa (ex. Férias, relação familiar, doença ou lesão, etc).
Mesmo que não possas ir treinar poderás sempre fazer um curto período de treino de 15min que irão ajudar-te a manter o hábito.
Procurar outro horário de treino disponível dentro das tuas horas de lazer ou folgas é também um outra solução até que possas voltar à acção.

Faz tudo o que puderes até voltares novamente ao ritmo que anteriormente tinhas!   

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