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Como o exercício físico pode ajudá-lo a parar de fumar

Um estudo realizado pela St. George’s University of London revela que a prática de exercício físico reduz acentuadamente a gravidade dos sintomas da abstinência de nicotina, efeito que é acompanhado por uma maior activação dos receptores de acetilcolina nicotínica α7 (alvos da nicotina) na região do hipocampo do cérebro.

“As evidências apoiam o efeito protetor do exercício contra o desenvolvimento da dependência física, o que pode ajudar a parar de fumar, reduzindo a gravidade dos sintomas de abstinência”, refere o autor principal do estudo, Dr. Alexis Bailey.

O exercício físico ajuda a tirar o foco do cigarro, sobretudo no período em que o fumador está empenhado em reduzir ou controlar a vontade de fumar e ajuda a reduzir a ansiedade inerente ao processo.

O exercício liberta endorfinas (hormonas da felicidade) que causam a sensação de bem-estar, libertação essa que também está relacionada com os mecanismos de dependência, pelo que na prática estamos a trocar uma vício mau por um bom.

Além disso, a sensação de satisfação ao terminar uma atividade física ocasiona mais horas sem a vontade de fumar e conforme a pessoa vai avaliando o progresso da evolução física, percebe que uma coisa não é compatível com a outra e psicologicamente tende a diminuir o habito de fumar, ou até mesmo parar de fumar.

No entanto, antes de começar a fazer atividade física, o fumador deve consultar um cardiologista e fazer um check-up cardiovascular e pulmonar completo. Depois, deve começar devagar os treinos, acompanhado de um especialista, aumentando gradualmente o nível de esforço, para permitir uma adaptação do organismo, nomeadamente do coração e dos pulmões.

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